Agenda do clima

WEBINAR GESTÃO EFICIENTE DAS ÁGUAS – DIA 25/3/2021 ÀS 14H30

INSCREVA-SE PARA O WEBINAR GESTÃO EFICIENTE DAS ÁGUAS

Na semana que se comemora o Dia Mundial da Água, você é nosso convidado para conhecer as melhores práticas de uso eficiente da água pelas indústrias paulistas e o Programa Águas Brasileiras. Uma discussão que vai além do debate sobre o uso racional da água e traz novos pontos de vista que consideram o uso inteligente desses recursos e seus impactos na sociedade.

O Programa Águas Brasileiras é uma iniciativa dos Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A Fiesp buscando dar o reconhecimento aos benefícios ambientais, sociais e econômicos das práticas adotadas pelas indústrias paulistas, fará a solenidade de premiação da 15ª Edição do Prêmio de Conservação e Reúso de Água,  como forma de divulgar as iniciativas das 31 empresas participantes e apresentar os cases finalistas, objetivando dar ampla divulgação a estas práticas e homenagear as empresas que investem na redução do consumo e do desperdício de água.

PROGRAMAÇÃO

14h30 – Abertura oficial

15h – Apresentação Programa Águas Brasileiras com Veronica Sánchez Cruz Rios, especialista de políticas públicas e gestão governamental do Ministério de Desenvolvimento Regional.

15h30 – Perguntas e Respostas

16h – Encerramento

Cerimônia de entrega da 15ª Edição do Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água

16h15 – Abertura oficial

16h30 – Apresentação das empresas finalistas

17h – Anúncio das empresas premiadas

17h30 – Encerramento

REALIZAÇÃO: Fiesp e Ciesp

Treinamento prático – Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR – 18/2/2021 das 15h30 às 17h

Realizaremos um treinamento prático, on-line e ao vivo, sobre o SIGOR MTR (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – Módulo Manifesto de Transporte de Resíduos). O MTR foi instituído como ferramenta de gestão e documento declaratório de implantação e operacionalização do plano de gerenciamento de resíduos, pela Portaria 280/2012 do Ministério do Meio Ambiente. O SIGOR MTR é o sistema vigente no estado de São Paulo e está em conformidade com o estabelecido na portaria. É idêntico ao Sistema MTR Nacional do SINIR, com algumas adequações às regras específicas da Cetesb. Neste treinamento focaremos nos procedimentos de implantação do sistema: cadastramento de empreendimentos, inclusão de usuários e alteração de dados cadastrais, que serão apresentados segundo dois aspectos: utilização prática do sistema, e regras e obrigações. Contaremos com as parcerias da ABETRE – Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes e da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Webinar Acordo de Paris, dia 23/2/2021, a partir das 9h

O Acordo de Paris, firmado no final da 21ª Conferência das Partes (COP21), realizada em Paris, no fim de 2015, representa o compromisso assumido pelas 195 nações signatárias em resposta global à ameaça da mudança do clima, objetivando um esforço conjunto para manter o aquecimento global abaixo da meta dos 2 graus Celsius ao longo deste século.

Em novembro deste ano, será realizada a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas-COP26 em Glasgow, na Escócia. Para entender quais são os compromissos assumidos pelo Brasil, quais serão os desdobramentos e a importância desta COP, a Fiesp realiza o Webinar “Acordo de Paris” no próximo dia 23 de fevereiro, que será transmitido gratuitamente no nosso Canal do Youtube.

Inscreva-se neste link para participar!

5/10 – Agenda Rede Clima da Indústria Brasileira – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizará o Seminário Investing in Climate Investing in Growth, no próximo dia 10 de outubro, das 9h15 às 13h30, no escritório da CNI em São Paulo.

Os objetivos do seminário são:

Informações e confirmação de presença até 5/10 pelo e-mail redeclima@cni.com.br. Endereço: Rua Surubim, 504, Cidade Monções.

Dia 10, 6ª feira – Plataforma AdaptaClima

IEC fará apresentação ao setor empresarial com foco na adaptação climática

No dia 10 de agosto, a Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) realizará evento, na FIESP, para divulgação da Plataforma AdaptaClima ao setor empresarial. Será feita apresentação da plataforma e seus recursos, além de cases de adaptação, no Brasil. Entre os expositores, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e especialistas na área de Mudanças Climáticas.

O evento se inicia, na abertura, com a adaptação do clima e seu contexto, além do apoio que a Plataforma oferece às empresas para implementar suas ações e exposição de pesquisa. Entre os cases, o plano de adaptação de Santos, e, na sequência, as vulnerabilidades climáticas em São Paulo.

Conheça os palestrantes:

Na abertura: Marco Barbieri (diretor-titular adjunto do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP)

Moderação: Reinaldo Canto (colunista Envolverde)

SERVIÇO:

Data e horário: 10/8/2018, das 13h30 às 16h30
Local: Av. Paulista, 1313, auditório do 4º andar

MMA lança hoje 3/7/2018, Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos

Está sendo lançada hoje a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos, ao lado dos parceiros ONU Meio Ambiente, WWF-Brasil, Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Social e Fundição Progresso.

A Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos foi instituída em maio deste ano, pela Portaria nº 161 do MMA. A Semana será sempre realizada anualmente, na quarta semana de outubro, a fim de reduzir perdas e desperdícios de alimentos em toda a cadeia produtiva e de consumo.

Também será lançado o Pequeno Guia Prático para a Agricultura Urbana.

SERVIÇO

Lançamento Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos

Local: Auditório Ipê Amarelo (Ministério do Meio Ambiente, Esplanada dos Ministérios, bloco B, térreo) – Brasília-DF. Horário: 16h30

Dia 17/10: workshop diálogos de financiamento climático

Como as empresas devem se preparar para cumprir o Acordo de Paris? Quais os financiamentos disponíveis?

Será realizado na manhã do dia 17 de outubro o 4º Workshop de Diálogos de Financiamento Climático, promovido pelo Grupo de Trabalho Energia e Clima da Rede Brasileira do Pacto Global, integrado também pela Fiesp.  

O objetivo do encontro é reunir informações a fim de subsidiar a elaboração de publicação sobre financiamentos que podem ser acessados para ações de adaptação e mitigação de mudança do clima. Entre os pontos centrais, as dificuldades e soluções como mecanismo de auxílio às empresas nesse processo.

A mesa-redonda contará com a participação de Annelise Vendramini (pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV); Raphael Stein (meio ambiente do BNDES); e Maria Eugenia Taborda (gerência de Sustentabilidade do Itaú Unibanco).

 

SERVIÇO

Dia e horário: 17 de outubro, das 9h às 12h

Local: avenida Paulista, 1313, auditório do 4º andar

Saiba mais: http://www.fiesp.com.br/agenda/4o-workshop-dialogos-de-financiamento-climatico/

 

O treinamento será transmitido pelo canal do YouTube da Fiesp. Para participar, é só acessar este link.