9/10/2015

Lucas Alves

A ciência tem se ocupado cada dia mais em estudar os efeitos causados pela mudança do clima na natureza e as florestas ganharam especial atenção por sua importância no equilíbrio dos ecossistemas.

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos se uniram no projeto Geração sobre Ecossistemas Tropicais (na sigla em inglês NGEE-Tropics) para estudar como se dão as interações das florestas com o clima, considerando a troca de gás carbônico, e como isso ocorre diante das mudanças climáticas.

O projeto-piloto está sendo liderado por cientistas brasileiros ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e por colegas norte-americanos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (LBNL, em inglês).

A primeira reunião ocorreu em Manaus, no final de setembro, com o objetivo de desenvolver um plano de trabalho e atrair parceiros para o projeto, que terá duração de dez anos e está sendo financiado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, cujo interesse é entender quais são as vulnerabilidades a que o ecossistema amazônico está sujeito.

O NGEE Tropics está se debruçando sobre os impactos das alterações em precipitação, temperatura e concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosféricos nas florestas tropicais. Os primeiros experimentos estão sendo feitos em Manaus, onde o estudo está focado nos ciclos de água e de carbono, mas o projeto também será desenvolvido no Panamá e em Porto Rico.

O projeto prevê a criação de um sistema mais eficiente de tratamento das florestas tropicais no modelo de mudança de uso da terra. Sem uma pesquisa de campo, o acesso a estes dados seria bastante limitado. Assim, o NGEE-Tropics busca interações entre pesquisadores que realizam modelagem e aqueles que efetivamente vão a campo estudar.

A iniciativa está sendo bem recebida pela comunidade internacional na medida em que o projeto contribui para o estudo global do clima nos trópicos na próxima década e promove a interação dos pesquisadores de diferentes países, o que deverá facilitar o entendimento do clima e suas alterações.



Últimas da Imprensa

ver mais dados da imprensa
x