3/11/2015

Lucas Alves

Vinte e cinco empresas instaladas no estado do Paraná já aderiram ao Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa – Selo Clima Paraná, lançado no primeiro semestre deste ano pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado.

O objetivo do programa é estimular a cultura de elaboração e publicação voluntária de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por parte das empresas, para contribuir com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

A adesão ao projeto é atestada por um selo eletrônico emitido pelo governo estadual, com as classificações bronze, prata e ouro, que são obtidas de acordo com o nível de verificação dos inventários elaborados e apresentados pelas empresas.

Os primeiros certificados do Selo Clima Paraná foram entregues para as companhias Britanite, Copel, CCR Rodonorte, Dudalina, GSS, Grupo DSR, Index e Klabin.

“Queremos estimular as indústrias a implantarem uma transição competitiva para uma economia de baixo carbono e manter a sociedade informada sobre os esforços da indústria do Paraná na redução das emissões de gases de efeito estufa”, explicou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Ricardo Soavinski, durante recente encontro com empresários.

Para receber o selo Ouro, as empresas precisam ter seus inventários verificados por profissionais ou organizações credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O selo Prata é destinado às companhias que tiverem seus inventários verificados por profissionais ou empresas habilitadas para o programa e o selo Bronze será entregue às organizações que aderirem ao Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

De posse das informações, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos terá condições de traçar um perfil da emissão de GEE pelo setor industrial paranaense e, assim, estabelecer metas de redução.

Para participar do programa as empresas devem preencher o protocolo de intenções disponível neste endereço www.meioambiente.pr.gov.br.