10/2/2017

Solange Sólon Borges

Em fevereiro, quem tiver interesse já pode participar dos preparativos do 8º Fórum Mundial da Água, pela plataforma Sua Voz, cujo tema será Compartilhando Água. A ferramenta permite compartilhar ideias, experiências, soluções e sugestões que poderão ser incluídas no encontro futuro, agendado para março de 2018, em Brasília.

As discussões online são coordenadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), coorganizadora do Fórum, em coordenação com a Secretaria Executiva e demais instâncias de organização do Fórum.

A participação se dá em salas de discussões com seis diferentes temas: clima (segurança hídrica e mudanças climáticas), desenvolvimento sustentável, ecossistemas (qualidade da água, subsistência e biodiversidade), financiamento para segurança hídrica, pessoas (saneamento e saúde) e urbano (gestão integrada da água e resíduos urbanos).

O Fórum – integrado por especialistas, gestores e organizações, tendo como foco a água no planeta, é realizado a cada três anos. Um dos intuitos é enfatizar a questão na agenda política dos governantes e promover o aprofundamento das discussões, além da rica troca de experiências e a formulação de propostas concretas quanto aos desafios em relação aos recursos hídricos. A organização do 8º Fórum está a cargo do governo federal, governo do Distrito Federal e Conselho Mundial da Água.

As edições anteriores do Fórum Mundial da Água aconteceram em Marrakech, Marrocos (1997); Haia, Holanda (2000); Quioto, Shiga e Osaka, Japão (2003); Cidade do México, México (2006); Istambul, Turquia (2009); Marselha, França (2012); e Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul (2015).

Plataforma Sua Voz – na versão português e inglês, e com tradução para mais 90 idiomas, facilita-se a participação de pessoas do mundo inteiro para que seja um evento plural e democrático, alinhado com o tema da próxima edição: “Compartilhando Água”.

Para saber mais: http://www.worldwaterforum8.org/



Últimas da Imprensa

ver mais dados da imprensa
x