4/4/2016

Anne Fadul, Agência Indusnet Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), promoveu na manhã desta segunda-feira (4/4) treinamento sobre o Cadastro Técnico Federal (CTF), na sede da entidade. O encontro, que reuniu cerca de 80 representantes paulistas que atuam em vários setores do comércio e indústria, teve como principal objetivo auxiliar as empresas no preenchimento do documento.  O treinamento ficou a cargo de Bruno Buys, coordenador do núcleo de qualidade ambiental do Ibama, que explicou de maneira teórica e prática como fazer o cadastro, a aplicação de toda a legislação vigente e a maneira de gerar as taxas e se regularizar.

O CTF, obrigatório para pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais, foi implementado pelo Ibama em 2000. Devido as inúmeras manifestações de empresas que buscam auxílio no preenchimento do cadastro, a Fiesp realiza o treinamento desde 2014 na sede da entidade e no interior de São Paulo, por meio das regionais do Ciesp. Outros 12 treinamentos serão aplicados ao longo do ano (http://www.fiesp.com.br/agenda/treinamento-para-cadastro-tecnico-federal-ctf/). A empresa que não fizer o cadastramento fica sujeita a multa e pode ser enquadrada na lei de crimes ambientais.

O cadastro é realizado no site www.ibama.gov.br.