25/4/2016

Solange Sólon Borges

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) está solicitando a criação de um Fundo de Resiliência do Caribe, uma ação específica e estratégica de aliviar a dívida dos países integrantes e, ao mesmo tempo, impulsionar proposta de adaptação à mudança climática.

“A troca envolverá o uso de fundos do clima comprometidos a reduzir a dívida pública dos países caribenhos e criar o financiamento necessário para iniciativas de adaptação e mitigação frente às mudanças climáticas e investimentos em economias verdes, que serão administradas através do Fundo de Resiliência do Caribe”, disse Alicia Bárcena, secretária-executiva da CEPAL. A informação foi dada durante a 4ª Reunião da Mesa Redonda sobre o Desenvolvimento do Caribe, realizada em Basseterre, capital de São Cristóvão e Neves, no dia 25 de março.

Há dois fortes motivos: os países do Caribe, muitos pequenos estados insulares, estão entre os mais endividados do mundo, dificultando a realização de investimentos do setor público em indústrias verdes diante da atual dívida.

Declaração de Cartagena: transferência de tecnologia

No dia 31 de março, em Cartagena, Colômbia, ocorreu o 20º Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e Caribe, organizado com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Ministros de 33 países sugeriram a criação de plataforma regional a fim de combater as mudanças climáticas, além de estabelecer programa de cooperação com a discussão de políticas públicas, o debate de ações de mitigação e adaptação e de mecanismos de financiamento e implementação. Nessa iniciativa, inclui-se também a transferência de tecnologia entre os países e a expansão de parcerias regionais.

O documento que resultou desse encontro, a Declaração de Cartagena, determinou a atualização da Iniciativa Latino-americana e Caribenha para o Desenvolvimento Sustentável (ILAC). A integração entre Estados foi avaliada como essencial para a promoção do crescimento sustentável.



Últimas da Imprensa

ver mais dados da imprensa
x