31/10/2017

Solange Sólon Borges 

De acordo com a Lei nº 13.493, o Brasil passará a contar com cálculo anual de Produto Interno Verde (PIV) a cargo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também responsável pelos números do Produto Interno Bruto (PIB).

O objetivo é considerar no cálculo do PIV o patrimônio ecológico nacional, o que incluirá iniciativas nacionais e internacionais semelhantes a fim de atribuir valor econômico a serviços ambientais prestados pelos ecossistemas. Esses valores poderão ser incluídos na contabilidade do setor produtivo. Um dos benefícios apontados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em função dessa consolidação de dados é auxiliar a convergência com sistemas de contas econômicas ambientais adotados em outros países.

Dessa forma, as riquezas ambientais do Brasil serão contabilizadas, no contexto da economia verde, como um termômetro para constatar se o país está produzindo riqueza ou consumindo seu patrimônio ecológico. Outra possibilidade é avaliar se as políticas públicas adotadas produzem passivo ambiental.



Últimas da Imprensa

ver mais dados da imprensa
x