1º/2/2018

“O que podemos fazer para cuidar do mundo azul que cuida de nós?” Essa é a inquietação que Sylvia A. Earle faz em seu livro A terra é azul, best seller mundial com lançamento inédito em português pela SESI-SP Editora, no próximo dia 5 de março, quando a bióloga marinha fará palestra exclusiva na Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

As observações que recolheu em todos esses anos em que coordenou mais de 100 expedições e somou mais de 7 mil horas debaixo d’água resultaram na produção do livro A Terra é azul.

A revista New Yorker a apelidou de “Vossa Profundeza” e a Time a nomeou “Heroína do Planeta”. Sylvia A. Earle defende com obstinação os oceanos por serem ambientes que abrigam ricos ecossistemas e pelo imprescindível papel que desempenham na preservação da vida do Planeta.

Nascida em agosto de 1935, nos Estados Unidos, Sylvia é antiga e regular visitante das profundezas dos mares. Desde 1998, é expedidora em residência na National Geographic. Redigido em estilo agradável e fluido, o livro enfatiza que os oceanos não são fonte inesgotável de alimentos. Essa visão imediatista e inconsequente não só levou ao extermínio de diversas espécies marinhas e muitas outras em via de extinção.

“Acima de tudo, o fato de o mundo ser azul é importante porque nossa vida depende de um oceano vivo, que não contenha apenas água e rochas, mas também sistemas vivos estáveis, diversificados e resistentes, capazes de manter o mundo em um curso favorável à humanidade”, assinala a autora, para em seguida lançar o desafio: “o que podemos fazer para cuidar do mundo azul que cuida de nós?” É a resposta a essa questão o principal objetivo da obra, que já vendeu mais de 50 mil exemplares em língua inglesa e também foi traduzido para o espanhol, japonês e chinês.

Sobre a autora

Sylvia A. Earle é bióloga marinha, oceanógrafa, escritora e palestrante. É graduada pelo St. Petersburg College e pela Florida State University, com mestrado e ph.D pela Duke University, além de ter recebido 19 doutorados honoris causa. Autora de mais de 175 publicações e palestrante em mais de 70 países, suas pesquisas concentram-se na ecologia e conservação dos ecossistemas marinhos, com destaque para algas marinhas e desenvolvimento de tecnologias para acessar e pesquisar o mar profundo.

Recebeu mais de 100 honrarias nos Estados Unidos e outros países, incluindo o Hall da Fama Feminino nos Estados Unidos, a Ordem da Arca Dourada na Holanda, o Prêmio Banksia na Austrália e o Prêmio Artiglio na Itália.

DIA E HORA: 5 de março, segunda-feira, das 9h às 10h30

LOCAL: avenida Paulista, 1313, Teatro SESI-SP

Ficha técnica – A Terra é azul – Por que o destino dos oceanos e o nosso é um só? de Sylvia A. Earle, SESI-SP Editora, 320 p., 22,7 x 15,8 cm, R$ 69,00.

A terra é azul (alta)