Realização da 15a Conferência sobre Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas (COP15), em Copenhague, na Dinamarca. Havia grande expectativa sobre este encontro para a definição do novo acordo para o segundo período de obrigações do Protocolo de Quioto. Apesar da pressão da comunidade internacional, houve apenas o reconhecimento de manter a elevação máxima da temperatura do planeta em 2 graus Celsius, sem discutir metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Publicação da Lei n.º 12.187 de 29 de dezembro de 2009 que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), a qual incluiu as metas nacionais voluntárias de redução de gases de efeito estufa propostas pelo Brasil: entre 36,1% e 38,9% até 2020, que o governo brasileiro apresentou na COP15.

Publicação da Lei Nº 12.114, de 9 de dezembro de 2009, cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.

Publicação da Lei n.º 13.798 de 9 de novembro de 2009 que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), do Estado de São Paulo.

O Comitê de Mudança do Clima da Fiesp foi criado em julho de 2009 e, em outubro daquele mesmo ano, a entidade realizou um evento para lançar seu documento de posição sobre a Conferência do Clima que ocorreria dois meses depois em Copenhague. O encontro foi marcado pela presença do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que recebeu uma honraria da casa e pela divulgação do position paper Mudanças Climáticas: O Valor das Convergências.

Nele, a Fiesp defende que os efeitos sociais, econômicos e ambientais das mudanças climáticas apresentam-se como grandes desafios desta e das próximas gerações. Sua avaliação está embasada em estudos científicos e econômicos conduzidos pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU e aceitos pela comunidade internacional. Eles apontam alterações parcialmente inevitáveis, mas que podem e devem ser mitigadas por iniciativas públicas e privadas no sentido de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Ao final de 2009, a Fiesp enviou à COP15 uma comitiva de técnicos e diretores do Comitê de Mudança do Clima e lá realizou, no Espaço Brasil, quatro eventos.



Últimas da Imprensa

ver mais dados da imprensa
x