Agenda do clima

Dia 17/10: workshop diálogos de financiamento climático

Como as empresas devem se preparar para cumprir o Acordo de Paris? Quais os financiamentos disponíveis?

Será realizado na manhã do dia 17 de outubro o 4º Workshop de Diálogos de Financiamento Climático, promovido pelo Grupo de Trabalho Energia e Clima da Rede Brasileira do Pacto Global, integrado também pela Fiesp.  

O objetivo do encontro é reunir informações a fim de subsidiar a elaboração de publicação sobre financiamentos que podem ser acessados para ações de adaptação e mitigação de mudança do clima. Entre os pontos centrais, as dificuldades e soluções como mecanismo de auxílio às empresas nesse processo.

A mesa-redonda contará com a participação de Annelise Vendramini (pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV); Raphael Stein (meio ambiente do BNDES); e Maria Eugenia Taborda (gerência de Sustentabilidade do Itaú Unibanco).

 

SERVIÇO

Dia e horário: 17 de outubro, das 9h às 12h

Local: avenida Paulista, 1313, auditório do 4º andar

Saiba mais: http://www.fiesp.com.br/agenda/4o-workshop-dialogos-de-financiamento-climatico/

Dias 15 e 16 de junho, em Curitiba: Congresso Internacional de Biomassa

O Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO) tem como objetivo movimentar o setor, tratando especificamente da biomassa florestal e sucroenergética e a produção de biomassa (pellets, briquetes, cavacos, biogás, etc.). Paralelamente, será realizada a Feira Expobiomassa Brasil, com exposição de máquinas, equipamentos, tecnologias para geração de energia com Biomassa.

Saiba mais: www.congressobiomassa.com

Serviço:
CIBIO – Congresso Internacional de Biomassa/Feira Expobiomassa
Data: 15 e 16 de junho de 2016
Local: Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Contato: (42) 3086.8588 (42) 3025.7825 sobre valores
contato@congressobiomassa.com

5/12/2015

Dia 5, Agroicone promove encontro sobre oportunidades e desafios de restauração florestal no Global Landscapes Forum

A Agroicone agendou debate de alto nível sobre oportunidades e desafios de restauração florestal no Global Landscapes Forum, no dia 5 de dezembro, em Paris. O diretor geral da entidade, Rodrigo Carvalho Lima, apresentará a estratégia adotada pelo projeto INPUT: Iniciativa para o Uso da Terra, com o objetivo de promover a implementação do Código Florestal em larga escala e incentivar políticas públicas inteligentes no Brasil relacionadas ao assunto.

O evento “Ampliando a restauração, reduzindo a pobreza – uma avaliação das oportunidades e riscos, desde a Amazônia até a floresta africana Mayombe”, é uma realização da Agroicone e do Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS), em conjunto com a organização africana Augeo. Logo encontro Agroícone

Além dos representantes das entidades, o fórum reunirá a ministra de Meio Ambiente de Angola, Maria Fatima de Jardim; a ministra de Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira; e o ministro de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da República Democrática do Congo, Henri Djombo.

Para participar do evento é preciso fazer a inscrição pelo site do Global Landscapes Forum, disponível neste link. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail cop21@agroicone.com.br. A programação será transmitida ao vivo.

 

 cop21

18/11/2015

Oficina debate, em Brasília, Plano de Adaptação 

O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, realiza oficinas, em cinco capitais, para tirar dúvidas sobre a minuta do Plano Nacional de Adaptação (PNA), que está em consulta pública até domingo (22), e estimular contradições.

A minuta traz propostas em escala nacional e diretrizes de adaptação para 11 temas: agricultura, biodiversidade, ecossistemas, cidades, gestão de riscos a desastres, indústria, mineração, populações vulneráveis, recursos hídricos, segurança alimentar e infraestrutura, que inclui os setores de energia, mobilidade urbana, saúde e zonas costeiras.

As oficinas estão sendo realizadas em diferentes regiões do país. A primeira foi no Rio de Janeiro (11/11), depois em Curitiba (12/11) e Fortaleza (13/11). A próxima será em Manaus, na quinta-feira (19/11). A programação conta com a apresentação pormenorizada do plano e debates em grupos climáticos. Informações pelo e-mail adaptacao.clima@mma.gov.br ou pelo telefone (61) 2028-2621. Fonte: MMA.

 

cop21

17/11/2015

Marcha Mundial Pelo Clima às vésperas da COP21 vai pressionar por um acordo

Diversas organizações da sociedade civil estão se mobilizando para chamar a atenção de seus governos no dia 29

Mais de dois mil eventos estão marcados para ocorrer ao redor do mundo um dia antes do início da 21a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP21), que será realizada em Paris, a partir do dia 30 de novembro. No domingo, dia 29, inúmeras organizações reunirão grupos para a Marcha Mundial do Clima, com o objetivo de pressionar seus governos a levarem metas ambiciosas para a cúpula que irá discutir o novo acordo global sobre o clima.

No Brasil, assim como em diversos lugares, o evento está sendo organizado por diversas entidades e liderado pela Avaaz, uma entidade de mobilização digital que representa a sociedade civil nas discussões da política global sobre causas urgentes. O principal evento ocorrerá em São Paulo, com a concentração dos participantes no vão livre do MASP, na Avenida Paulista, a partir das 14 horas. De lá, a marcha seguirá em caminhada até o Parque Ibirapuera, onde  será realizado o “Show pelo Clima”.

A mobilização paulistana reunirá artistas, como a atriz Letícia Sabatella, que será a mestre de cerimônias do evento e que ainda terá show do cantor Lenine e participações especiais de Arnaldo Antunes e Mariana Aydar.  O escritor Milton Hatoum fará interpretação de poemas. A expectativa dos organizadores é levar centenas de milhares de pessoas às ruas de São Paulo, que está entre as quatro principais cidades globais onde haverá a mobilização, ao lado de Londres, Berlim e Paris. Entretanto, com os ataques terroristas à capital francesa no último dia 13, a marcha de Paris ainda não está confirmada.

SERVIÇO: Mobilização Mundial pelo Clima em São Paulo

Dia 29/11, a partir das 11h.

Local: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 – Parque Ibirapuera.

PROGRAMAÇÃO:

11h – Atividades culturais, oficinas e intervenções das organizações que assinam o chamado

14h – Marcha saindo do MASP, na av. Paulista, em direção ao parque do Ibirapuera

17h – Encerramento com o Show do Clima: Lenine apresenta o show “Carbono” com as participações de Arnaldo Antunes e Mariana Aydar

 

11/11/2015

Reunião preparatória para a COP21 será realizada em 12/11

Nesta quinta-feira, 12 de novembro, será realizada reunião aberta à participação da sociedade civil, preparatória à 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21, Paris, de 30/11 a 11/12).

O encontro está agendado das 10h às 18h, no Auditório Paulo Nogueira Batista, no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores (Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Brasília-DF).

Saiba mais por meio do canal do Ministério das Relações Exteriores no Youtube www.youtube.com/mrebrasil.

Também é possível obter mais informações sobre a COP-21 no site desenvolvido pelo Secretariado da UNFCCC: http://newsroom.unfccc.int/cop21parisinformationhub/.